Veja aqui como conseguir suas Certificações em TI

Veja aqui como conseguir suas Certificações em TI de Graça

Um ótimo guia feito para você descolar sua certificação em TI de graça:
Veja aqui como conseguir sua Certificações em TI de Graça

Veja aqui como conseguir sua Certificações em TI de Graça: Lá se vão mais de dez anos da minha primeira certificação e depois dela muitas outras vieram. Para nós, profissionais de TI, a certificação profissional em muitos casos não é mais um diferencial, mas uma exigência para a contratação.

Depois de seis anos no meu último emprego, me encontro hoje a procura de uma nova oportunidade. Por isso eu resolvi transformar essa adversidade(desemprego) em oportunidade, buscando as certificações que tem maior peso no mercado, gastando o mínimo possível (de preferência sem gastar nada), enquanto o meu novo emprego não vem.

Dessa busca surgiram dicas valiosas, sobre como é possível se preparar e, em alguns casos, até se certificar, totalmente de graça. Essas são as dicas que eu gostaria de compartilhar com vocês!!! Porquê? Sem discurso clichê de manifesto GNU ( a informação é livre para todos), ou filosofia Ubuntu (sou o que sou graças ao que somos todos nós), eu acredito que existam mais pessoas em situação parecida com a minha e sabemos que na escuridão mais densa, basta uma única faísca para indicar o melhor caminho…

Embora a certificação ateste conhecimento, o que não significa necessariamente competência (minha opinião), nada melhor do que ter uma instituição de peso atestando o seu conhecimento sobre um determinado tema. Principalmente durante a busca de um novo emprego.

Após obter as minhas certificações muitas portas se abriram na minha vida profissional, além disso, geralmente as empresas pagam em média 30% a mais para manter profissionais certificados no seu quadro.

Neste artigo vou dividir as certificações em duas categorias: as certificações técnicas (MCP, LPIC, CCNA,etc.), recomendadas para técnicos, analistas, desenvolvedores, engenheiros e arquitetos de TI e as certificações para gestores (PMP, SCRUM, 6 Sigma,etc.), recomendadas paracoordenadores, líderes, supervisores e gerentes.

A experiência autodidata exige disciplina, motivação e principalmente dedicação para alcançar os seus objetivos. Por experiência digo que não é um caminho fácil aprender sozinho, porém, a sensação de “missão cumprida” compensa todo o esforço. Sozinho eu consegui, entre outras coisas, aprender inglês e espanhol, o que me ajudou muito na minha carreira.

Para os profissionais que estão longe dos “grandes centros” essa pode ser a única alternativa viável, para se manter atualizado, já que o conteúdo online possibilita isso.

Como diziam Timão e Pumba, “Hakuna Matata” (vamos lá) 😉


Certificação Microsoft

Já há algum tempo a Microsoft entrega o conteúdo da preparação para as suas certificações gratuitamente, lembro-me de ter ganho alguns vouchers com oTechNet e com a Academia de Segurança lá em 2008.

Hoje, para nossa alegria, existe o Microsoft Virtual Academy (vulgo MVA), onde é possível realizar cursos online,preparados pelos especialistas daMicrosoft, e obter um certificado de conclusão, enquanto você se prepara para a prova de certificação.

Acesse o MVA aqui.

PS: Certificado não é igual a certificação, enquanto o certificado atesta o cumprimento de uma grade de conteúdo, em uma determinada carga horária, com ou sem prova; a certificação comprova o domínio sobre algum tema específico, comprovado geralmente através de alguma prova.

Para saber mais sobre as certificações da Microsoft acesse esse link.

Outra dica legal são os livros gratuitos da Microsoft Press, com conteúdo técnico extremamente relevante e atual e, o mais importante, totalmente de graça. Para acessar os livros gratuitos da Microsoft Press acesse esse link. Vale a pena visitar o link regularmente para conhecer novos títulos disponibilizados.

Caso você já seja um expert em alguma das tecnologias da Microsoft, você podese candidatar ao Subject Matter Experts (SME), que são os profissionais que trabalham junto ao time que cria as provas de certificação da Microsoft. Uma vez que você se torna um SME, você fará parte de uma seleta base de dados, para a qual são enviados convites para a realização de exames beta gratuitamente.

O exame beta tem o mesmo peso de uma certificação paga, com o bônus de que você não paga nada. Deixo aqui o meu testemunho de quem fez um exame beta e se surpreendeu pela qualidade do teste. Caso você seja aprovado no exame beta você será um profissional certificado pela Microsoft, sem nenhuma distinção. Acesse o cadastro do SME aqui.


Certificação Linux

Uma das certificações mais reconhecidas pelo mercado, em relação ao Linux, é a certificação do Linux Professional Institute – LPI, que é a maior certificação Linux do mundo.

O LPI disponibilizou gratuitamente o e-book “Linux Essentials Training Manual“, que embora não seja obrigatório, contribui muito para a preparação para os exames. O e-book está disponível somente em inglês através desse link.

As certificações do LPI geralmente iniciam com o LPI nível 1, composta pelasprovas 101 e 102. Após certificar-se no nível 1 você pode dar sequência na sua carreira com a certificação do LPI nível 2, composta pelas provas 201 e 202.

Maiores informações sobre o LPI e suas certificações podem ser vistas aqui.

O site LPIBRASIL oferece gratuitamente um roteiro de auto estudo para que você possa se preparar para as provas 101 e 102 do LPI 1. Esse roteiro está disponível neste link. O site oferece ainda simulados gratuitos para você testar os seus conhecimentos antes da prova através desse link.

Outra dica é o canal Bóson Treinamentos do Youtube, que oferece vídeos preparatórios para o LPI-1 de graça. A playlist pode ser acessada nesse link.

Existem ainda alguns simulados gratuitos na rede, como os simulados desenvolvidos por Daniel Armbrust, disponível nesse link, ou os simulados desenvolvidos pelo site CERTIFICAÇÃO LINUX, disponíveis no link.

Você pode também estudar de maneira mais divertida com o jogo desenvolvido pela Fuctura Tecnologia, que é um tipo de jogo do milhão com questões sobre o Linux.

O jogo pode ser acessado neste link.


Certificação Cisco

Para os profissionais de rede e telecom, duas das certificações mais procuradas são as certificações da Cisco: o Cisco Certified Network Associate (CCNA) e o Cisco Certified Network Professional (CCNP).

A Fundação Bradesco, em parceira com a Cisco Academy, oferece cursos semipresenciais gratuitos preparatórios para ambas as certificações. Verifique se você é elegível e as regras para a participação nos cursos neste link.

Para quem está com o inglês afiado (e quem não estiver comece …) existe também um curso online, preparatório para oCCNA Security, totalmente gratuito, oferecido pela Charles Sturt University. Você pode aplicar para o curso preparatório através deste link.

A DLTEC mantém um canal no Vimeo com vídeos preparatórios para o CCNA e CCNP, vale a pena conferir os vídeos neste link.

O blog Estude CCNA disponibiza também algumas vídeos aulas gratuitas preparatórias para o exame. O diferencial deste blog é que você pode colaborar e interagir com outras pessoas que também estão se preparando para o exame. Acesse o blog neste link.


Project Manager Professional – PMP

Para todo profissional de projetos no Brasil, a certificação Project Manager Professional – PMP, mantida pelo Project Management Insitute – PMI, é a “cereja do bolo”, ou seja, é o melhor jeito de se destacar da multidão. Para obter a certificação PMP você deve preencher alguns requisitos (link), tenha certeza que você cumpre todos os requisitos antes de preparar-se para a prova de certificação. o PMP Handbook contém todas as informações relevantes sobre o exame, em português, disponível no link.

O curso PMP para Todos (crédito para Frederico Aranha) oferece conteúdo online, totalmente gratuito, para que você possa se preparar para a certificação PMP. Este curso é aceito pelo PMI para cumprir o requisito de 35 horas de contato formal em educação sobre o gerenciamento de projetos. Para se inscrever no curso acesse esse link. Além do curso o Frederico postou,também de graça, um simulado para que você possa se preparar ainda melhor para a prova.

Acesse o simulado neste link.

O Carlos Jacobino Lima disponibiliza um canal no Youtube com vários vídeos que também podem ajudar na preparação para a certificação PMP. Os vídeos podem ser vistos através deste link.

O site Radar de Projetos disponibiliza alguns simulados online gratuitos para a certificação PMP. Os simulados podem ser acessados aqui.

O site Gerentes de Projetos Pro oferece também um simulado online gratuito para o PMP, no entanto, é preciso registrar-se no site para ter acesso ao simulado. O simulado está disponível no link.

Por fim, a Training Education disponibiliza, também gratuitamente, o seu simulado para a certificação PMP.

O simulado pode ser acessado através do link.


Scrum – Metodologia Ágil

Todo profissional de projetos já teve ou fatalmente irá ter algum contato com metodologia ágil (mesmo que seja para defender o porque de não usar). Dentre as metodologias ágeis o Scrum vem se destacando cada vez mais nos projetos de TI.

Atualmente existem duas certificações que são as mais reconhecidas pelo mercado: o Certified Scrum Master – CSM, daScrum Alliance e oProfessional Scrum Master – PSM do Scrum.org. Para não criar polêmica, deixo a critério de vocês a escolha entre uma ou outra, acredito que ambas colaboram para o desenvolvimento profissional. As dicas desta seção servem para ambas as certificações, embora para a certificação CSM , é exigida  a participação em um curso ministrado por um CST além da prova online.

Para quem está com o inglês em dia é possível fazer um curso online e conseguir uma terceira certificação, a Scrum Fundamentals Certified – SFC através do site Scrum Study.

Acesse o curso neste link.

Novamente o Frederico Aranha nos presenteia com conteúdo gratuito. No Site Campus é possível fazer online e de graça dois cursos sobre Scrum, o preparatório para a certificação SFC e outro curso chamado “Scrum 100 Lero Lero”.

Você pode se inscrever para os cursos neste link.


6 Sigma – White e Yellow Belt

Para quem busca ampliar os conhecimentos melhoria de processos, o Lean Six Sigma com certeza é uma boa pedida. Existem atualmente vários níveis de certificação: White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt, e Master Black Belt (do iniciante para o expert).

Nos dois primeiros níveis, o White e Yellow Belt, é possível certificar-se online e de graça. Para isso você deve cursar os módulos e ter um rendimento mínimo na prova de conclusão. Deixo aqui duas dicas, uma em português e outra em inglês (viu como precisa de inglês para trabalhar com TI??);).

O curso White Belt da Escola EDTI é uma boa opção para quem está começando a ter contato com o Lean Six Sigma, pois cobre o essencial sobre a melhoria de processos e o ciclo DMAIC. Ao final do curso, caso você obtenha o rendimento mínimo na prova de avaliação você será automaticamente um profissional certificado White Belt. Acesse o curso através deste link.

O curso Six Sigma Yellow Belt – SSYB da 6Sigma Study é a sequência lógica do avanço dos seus conhecimentos no Lean Six Sigma, após obter o White Belt. O curso é 100% online e gratuito e também inclui a certificação, de acordo com o seu aproveitamento no exame final. O curso está disponível através deste link (em inglês).

Conclusão

Enfim, espero que estas dicas sejam úteis e que possam ajudar a alavancar a sua carreira e o seu desenvolvimento profissional. Lembre sempre que o desenvolvimento é um exercício diário, é preciso manter-se sempre atualizado.

Como dizia o mestre Yoda : ” Estar sempre pronto preciso é”.


Fonte: Linkedin/Pulse Carlos Cedro -Gerente de Projetos de TI / Arquiteto da Informação – MsC-MBA-ITIL-COBIT-MCSE-MCT